A casa Vila del Rey, projetada pelo Vazio S/A e construída em 2001 (veja aqui), teve um complemento recente a pedido do seu proprietário atual, o baterista norte-americano Jimmy Duchowny.

Jimmy promove frequentes shows de jazz em sua casa, que se mostrou incrivelmente adaptável para esse novo uso. Porém, o jardim era mal iluminado e precisava de um novo conceito de iluminação.

Nossa proposta define dois temas de luz: 1) balizadores que iluminam o chão ao longo do caminho de pedestres; e 2) uma iluminação voltada para as copas que amplia a noção de profundidade do espaço e explora a textura dos galhos e das copas.

A luz ilumina o piso e o teto, deixando na penumbra as forrações e toda a meia-altura do jardim. O efeito noturno é um jardim em dois estratos: chão e dossel, ou um caminho dos visitantes iluminado indiretamente pela abóboda das árvores.

As peças de aço inox 30x30mm, especialmente desenhadas para responder a esse conceito, usam as árvores como apoio e servem como suporte dos projetores de LED. Sempre acima do nível do observador, elas assim evitam o ofuscamento dos olhos e focam a luz no elemento principal do jardim: o dossel.

Fotos: Julia Baumfeld