Outros Territórios é um conjunto de intervenções efêmeras propostas para as “palafitas” de um bairro montanhoso em Belo Horizonte: o bairro Buritis.

As intervenções que integram esta exposição foram escolhidas através da Chamada de Ideias OT, de caráter público e internacional. Centenas de profissionais e estudantes de diversas áreas apresentaram ideias de caráteres diversos, expandindo as potencialidades de cada palafita, experimentando e testando as inúmeras possibilidades do local, mas também considerando limites de orçamento e a exequibilidade das ideias. A Chamada teve uma ótima repercussão nacional e internacional: foram 297 inscrições vindas de 36 países e 101 propostas entregues, sendo que júri da Chamada selecionou sete propostas e atribuiu duas menções honrosas.

Em momento posterior, as intervenções serão organizadas em forma de um Festival Cultural (Fase 2), quando possivelmente se dará a construção das propostas selecionadas.

Além de um roteiro livre de visitação ao bairro Buritis, Outros Territórios pretende se configurar como um espaço para debates em torno de questões relativas à cidade e seus moradores, explorando interfaces entre arquitetura, artes visuais, iluminação e paisagem urbana; e problematizando a gestão da cidade, os passivos infraestruturais e arquitetônicos, os vazios urbanos e o mercado imobiliário.

Neste sentido, o Viaduto das Artes — local da exposição —  está em total sintonia com o projeto Outros Territórios: ambos buscam ativar espaços ociosos ao lhes prover novos significados e novos usos, incorporando-os em dinâmicas sociais alternativas.

OT é uma iniciativa do Vazio S/A, do Coletivo Aurora e do curador Eduardo de Jesus. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site da Chamada.

Fotos: Eduardo Eckenfels, Carlos M Teixeira, Camila Rocha