Localizado na freguesia de Cedofeita, na cidade do Porto, o Edifício Monte Alegre está numa esquina a 20 minutos de caminhada da estação Lapa e da Praça do Marquês.

O prédio tem duas frentes: uma voltada para a Rua da Aliança, via silenciosa de pequenos edifícios, e outra para a Rua Monte Alegre, que também é essencialmente residencial. Os alçados foram desenhados a partir da necessidade de uma linguagem urbana que tira partido dos alinhamentos adjacentes  e da textura homogênea do bairro, colmatando a frente da esquina e potencializando a relação entre os edifícios vizinhos.

Ambos os alçados são bem ensolarados (poente e sul). A solução de esquina apresenta uma aresta ligeiramente inclinada que provê ao edifício sua identidade – ainda que bem integrada junto aos demais edifícios no cruzamento das Ruas da Aliança e Monte Alegre.

Essa tímida liberdade formal do projeto é resultado de sua localização: o terreno está imediatamente fora do centro histórico ou, melhor dizendo, no início da cidade do século XX. É uma  “frente urbana em consolidação”: uma zona de transição onde já é possível algum exercício compositivo, mesmo que com a primeira intenção de repercutir a sua envolvente. Porém, essa repetição da arquitetura vizinha é feita com algumas diferenças, sutis e poéticas, que definem a identidade da esquina.

Visualizações: 4+ Arquitectos