O Palácio das Artes é o maior centro cultural de Belo Horizonte. Suas instalações incluem três teatros, quatro galerias de arte, escola de dança e escola de música, além de uma orquestra sinfônica e uma companhia de dança residentes. Inaugurado na década de 1970, o prédio desde então tem sofrido várias intervenções improvisadas e o resultado é um centro cultural descaracterizado, com várias alterações impensadas que desrespeitam o projeto original. Vazio S/A propôs um projeto de requalificação do complexo que busca a revalorização dos elementos existentes sem qualquer acréscimo de área construída. Sua principal mudança será a abertura do Palácio para o Parque Municipal.

Ora, o projeto original do Palácio previa duas entradas: uma pela Avenida Afonso Pena e outra pelo Parque. Infelizmente, vários itens do projeto original não foram construídos, e é por isso que até o hoje o Palácio, apesar de ter sido construído dentro dos limites do Parque, permanece sem este acesso direto Parque-Palácio.

Nossa proposta parte de um projeto bem anterior, Jardim Morto I (2012), quando participamos do evento Noite Branca no Parque. Esta intervenção efêmera feita de troncos e galhos representava uma possível abertura do Palácio para o Parque, e é esta mesma abertura que repropusemos agora como uma integração definitiva entre esses dois equipamentos.

vazio-sa_palacio-das-artes_diagrama_02_site

vazio-sa_palacio-das-artes_diagrama_04_site

vazio-sa_palacio-das-artes_render_04_site

vazio-sa_palacio-das-artes_render_06_site