Projetado para abrigar um novo escritório da Vale no Pará, este novo projeto da Vazio S/A se insere numa pequena clareira da Floresta Nacional de Carajás, buscando o menor impacto na paisagem do lugar. A cobertura metálica define um prédio a um só tempo tropical e industrial, com desafogos e espaços entre-forros generosos. O telhado é escalonado, permitindo a ventilação entre-águas sempre que possível e desenhando um perfil que lhe é próprio e característico. As fachadas são sombreadas e, quando necessário, protegidas com panos vazados que filtram a luz, mas não as brisas: são brises metálicos que funcionam como grandes venezianas de aço, ora dispostos como linhas horizontais, ora como linhas verticais.

O projeto tira partido das imensas possibilidades destes planos permeáveis: são eles os engenhosos elementos que vemos nas construções modestas do Norte e Nordeste, com desenhos muitas vezes fantasiosos e ingênuos, e que aqui definem uma membrana fundamental para amortecer a luz excessiva e a chuva intensa.

As paredes externas são recuadas e protegidas, criando áreas de convivência passivamente climatizadas. E vão só à meia-altura, livres e soltas do telhado.

As janelas dos escritórios são de vidro, sempre protegidas com o mecanismo de quebra-sol presente nos brises metálicos, de modo que elas possam permanecer abertas em dias de temperaturas mais amenas (até 27°C), e mesmo durante as chuvas pesadas.

Mais informações aqui.