Os “portões de dragão” de Hong Kong são uma série de lacunas em arranha-céus que permitem que os dragões voem das montanhas para o mar passando por entre gigantescos prédios residenciais. Numa cidade onde o custo do metro quadrado de um apartamento pode chegar a mais de R$ 120.000 (sim, cento e vinte mil reais), esses vazios milionários são ao mesmo tempo capitalistas e pré-modernos.

From Its Mouth Came a River of High End Residential Appliances (Jon Wang, 2018) é um curta metragem onde o narrador relaciona seu envolvimento pessoal com a geomancia e a teriantropia (a capacidade mítica de mudar formas) em Hong Kong. E é também um estudo da ambiguidade da arquitetura do mercado imobiliário já que, em alguns raros casos, ela pode concordar e discordar, aquiescer e denunciar, ser cúmplice e delatora das políticas hegemônicas do mercado.

Há muito tempo se diz que esses portais retangulares obedecem aos propósitos do feng shui, o antigo sistema chinês que convoca a felicidade e a fortuna por meio do entorno de um indivíduo. Tais aberturas atuariam como passagem para os monstros que moram nas florestas logo atrás das torres – bloquear o caminho dos dragões para as águas da baía de Hong Hong poderia trazer a infelicidade aos moradores daqueles colossos.

Mas afinal, estes vazios tão generosos são mesmo para uso dos dragões?
From Its Mouth Came a River of High End Residential Appliances – link do Vimeo