Publicado em 2017, Ode ao Vazio está com tiragem esgotada desde março de 2019; uma nova impressão deve ir ao prelo em breve.

O livro traz textos de Carlos M Teixeira previamente publicados no Vitruvius, portal de arquitetura no Brasil. O mais incisivo deles é “Liquefazendo Brasília”, um elogio ao cerrado e uma maneira reversa e onírica de ver a cidade: Brasília não conquistou o cerrado – pelo contrário, o cerrado conquistou a cidade (ou está prestes a conquistá-la). Apesar das superquadras do Plano Piloto implorarem por mais substância arquitetônica, o que realmente acontece é que os vazios são muito mais eloqüentes que os sólidos: é uma cidade esparsa em meio a um mar de gramíneas que deve ser reconsiderada pelo potencial dessas ervas daninhas ignoradas, que são os protagonistas insidiosos e reais dessa paisagem.

Ode ao Vazio é uma publicação conjunta da Romano Guerra Editora (São Paulo, Brasil) e Nhamerica Platform (Austin, Estados Unidos) e é parte da série Pensamento da América Latina, coordenada por Abilio Guerra, Fernando Lara e Silvana Romano.

imagem: polaroid “Liquefazendo Brasília”