Ode ao vazio – lançamento do livro em São Paulo, Rio e BH – Vazio S/A

“A Romano Guerra Editora e Nhamerica Platform lançam a série Pensamento da América Latina no dia 6 de junho de 2017, terça-feira, às 19h, no Marieta (r. Maria Paula 96, São Paulo). Na ocasião ocorre mesa redonda com a presença dos autores e mediação de Fernando Lara, seguida de seção de autógrafos e bate-papo.

“Os três primeiros livros – Arquitetura e natureza, de Abilio Guerra; Ode ao vazio, de Carlos Teixeira (Vazio S/A); e Espaço de risco, de Otavio Leonidio – serão lançados no formato impresso e e-book, com as alternativas de idiomas em português e inglês.

“Nesse mês ainda ocorre os lançamentos nas cidades do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 14 de junho) e Belo Horizonte (Livraria Quixote, 20 de junho).

Sobre os livros
“O primeiro livro da série “Pensamento da América Latina” – Arquitetura e natureza, de Abilio Guerra – traz coletânea de textos que apontam para uma marca de nascença da cultura moderna no Brasil. Está em questão a crença (que habita textos, narrativas e falas de 1920 a 1940) em um projeto alternativo de ação moderna – onde a cultura e a natureza ocupam papeis principais –, que devido sua eficácia discursiva se metamorfoseia em características reais da arquitetura moderna brasileira.

Ode ao vazio, segundo livro da série, traz textos de Carlos Teixeira escritos entre 1999 e 2015 e previamente publicados no Vitruvius, portal arquitetura no Brasil. Essa republicação não é uma simples coletânea, mas uma organização que define uma narrativa mais coerente e articulada a textos antes isolados, dando luz a temas simples – segregação social, fragmentação espacial, urbanismo rodoviarista – e inusitados – o capim, o vazio, o avesso, as palafitas.

“Terceiro volume da série, Espaço de risco reúne textos escritos por Otavio Leonidio a partir de 2005. Até agora dispersos, os textos tratam de três temas centrais: o pensamento e ação do grande ideólogo da arquitetura moderna brasileira – Lúcio Costa; a presença na produção contemporânea da arquitetura realizada no Brasil, representada pelas obras de Angelo Bucci, Christian de Portzamparc, Álvaro Siza e Lelé; e, finalmente, a complexa relação existente entre a arte e a arquitetura contemporâneas.

Sobre a série
“A Romano Guerra Editora (São Paulo, Brasil) e a Nhamerica Platform (Austin, Estados Unidos) apresentam a série Pensamento da América Latina, coordenada por Abilio Guerra, Fernando Luiz Lara e Silvana Romano Santos, que disponibiliza em plataforma online – em português, inglês e espanhol, os três idiomas mais utilizadas na América – textos sobre a cultura arquitetônica latino-americana.”

fonte: portal Vitruvius

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*