New Practices São Paulo – release, fotos, debates etc. – Vazio S/A

O American Institute of Architects – departamento de Nova York — organizou este ano um intercâmbio internacional entre arquitetos de São Paulo e Nova York por meio de um concurso para jovens arquitetos, o New Practices. Os vencedores de Nova York irão para uma exposição em São Paulo que integrará a próxima Bienal Internacional de Arquitetura de SP, enquanto os arquitetos vencedores do Brasil estão presentes, nesse momento, em exposição iniciada dia 14 de julho no Center for Architecture, em Nova York.

A exposição dos brasileiros permanecerá em Nova York até 10 de setembro. Nos dizeres dos organizadores, o concurso/exposição New Practices São Paulo funciona “como uma plataforma para o reconhecimento e a promoção de escritórios de arquitetura emergentes que têm empreendido estratégias únicas tanto nos projetos quanto nas práticas que estabeleceram”.

“Estou muito entusiasmada em sediar este intercâmbio internacional”, explicou a presidente da AIA-NY Margaret Castillo. “Dado o desenvolvimento econômico do Brasil, o crescimento populacional, a hospedagem da Copa do Mundo e das Olimpíadas de 2016, mais está sendo construído nas cidades brasileiras do que quase em qualquer outro lugar do globo. Estou certa de que seremos capazes de aprender muito sobre o modo de pensar, os modelos de projeto e as práticas destes arquitetos.”


New Practices São Paulo 2011 – Vencedores
No Brasil, o concurso foi organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (departamento de São Paulo). Assim como em Nova York, o júri enfatizou a abordagem multidisciplinar dos arquitetos premiados. Das 21 inscrições, sete foram selecionadas:

Arkiz,
Metro Arquitetos,
PAX.ARQ,
Triptyque,
Vazio S/A,
23 Graus Sul, e
Yuri Vital.

A exposição inclui um jornal, vídeos, maquetes, painéis e mesas redondas.
Os vencedores foram escolhidos por um júri que incluiu os designers e arquitetos Carlos Motta, Isay Winfeld, João Whitaker, José Armênio Cruz, Nádia Somekh, Ricardo Ohtake e Roberto Loeb.
Esta foi a terceira versão do concurso New Practices fora de Nova York – as outras duas cidades já contempladas são Londres (2007) e San Francisco (2009).

New Practices São Paulo:
Nova York: 14 de Julho a 10 de setembro de 2011
Center for Architecture, 536 La Guardia Place, Soho, Nova York
Design da exposição: Easton + Combs.

.

New Practices Nova York 2010 – Vencedores
Para se qualificar para o concurso, os escritórios teriam que ter no máximo sete anos e estar sediados dentro de um dos cinco distritos de Nova York. Sessenta e cinco arquitetos se inscreveram e foram julgados por um júri que incluiu, entre outros, Toshiko Mori e Joe MacDonald. Os selecionados são:

Easton + Combs, eastoncombs.com;
Arquipélagos, archipelagos.org;
Leong, Leong, leong-leong.com;
Manifold, mani-fold.com;
SoftLab, softlabnyc.com;
SO-IL, so-il.org; e
Tacklebox, tacklebox-ny.com.

New Practices Nova York:
São Paulo: 1 de Novembro a 4 de dezembro de 2011
Pavilhão da Oca, Parque do Ibirapuera, São Paulo, 9 ª Bienal Internacional de Arquitetura
Design da exposição: Levenbetts.

Para mais informações sobre AIA-NY e a exposição New Practices São Paulo em NY, visite www.aiany.org.

Contato com a imprensa em Nova York: Nicole Friedman, nfriedman@aiany.org
Contato com a imprensa em São Paulo: Tatiana Borsarini, tatiana@iabsp.org.br

1 comment | categoria[s]: Notícias | tag[s]: , , ,
Compartilhar

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*