BCMF Arquitetos: Prêmio do Comitê Olímpico Internacional – Vazio S/A

O escitório BCMF Arquitetos, parceiro do Vazio S/A em vários projetos, acaba de ser contemplado na maior premiação de arquitetura esportiva do mundo em Colônia, na Alemanha, onde receberão o “Special Prize” do prêmio COI/IAKS Award, categoria Instalações Esportivas Especiais, pelo projeto do Complexo Esportivo de Deodoro no Rio de Janeiro construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007. Vazio S/A fez o projeto (não construído) de paisagismo urbano do Complexo (maquete abaixo).
Fotos: Bruno Carvalho, Jomar Bragança, Leonardo Finotti, Carlos Teixeira.
…..

O projeto já havia sido premiado na Bienal Ibero-Americana de Lisboa (2008) e com a Medalha de Ouro no Primeiro prêmio IAKS/LAC (2010) para a melhor instalação esportiva da América Latina e Caribe. Desde 1987, o COI/IAKS Award premia, a cada dois anos, as instalações esportivas com design e funcionalidade exemplares. O concurso é patrocinado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pela Associação Internacional para Instalações Esportivas e Recreativas (IAKS), sendo o único prêmio internacional de arquitetura para instalações esportivas e recreativas já em operação.

O Complexo de Deodoro conta com instalações de Tiro Esportivo, Hipismo, Tiro com Arco, Hóquei sobre Grama e Pentlato Moderno, atendendo aos padrões de competições internacionais. A obra custou aproximadamente R$ 120 milhões e foi construída sobre um terreno pertencente ao Exército Brasileiro de um milhão de metros quadrados. Para as Olimpíadas de 2016, o Complexo deverá ganhar alguns complementos, como um Parque Radical.
……………………………

………………………..
Focado em grandes projetos urbanísticos e esportivos, BCMF Arquitetos foram contratados pelo consórcio Minas Arena para ser o escritório responsável pelo projeto executivo de renovação do Mineirão, em Belo Horizonte, como parte da Parceria Público Privada (PPP) para a Copa de 2014. Com uma proposta arquitetônica ousada, a idéia é transformar o estádio em um complexo esportivo de referência no Brasil. “Além da função de equipamento esportivo de alto nível, o novo Mineirão pretende ser um novo pólo de atividades na região, oferecendo serviços de lazer, comércio, cultura e entretenimento para os seus usuários, transformando, também, a paisagem urbanística do Complexo da Pampulha”, responde Bruno Campos.

BCMF Arquitetos
Criado em 1995, o escritório BCMF Arquitetos, dos arquitetos Bruno Campos, Marcelo Fontes e Silvio Todeschi, tem atuação diversificada em escala e tipologia. Além das obras de grande porte para arquitetura esportiva, desenvolvem projetos de edifícios residenciais, corporativos,  institucionais,  hospitais, indústrias, parques e intervenções urbanas.

No comments | categoria[s]: Notícias | tag[s]: , , ,
Compartilhar

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*